sábado, 7 de março de 2015

Corregedoria de Justiça proíbe ingresso de novos presos no Conjunto Penal de Valença

O corregedor-geral de Justiça da Bahia, desembargador José Olegário Caldas, editou um provimento para disciplinar a custódia e a transferência de presos para o Conjunto Penal de Valença, no baixo sul do estado. O texto do provimento 01/2015 altera o já editado 07/2010. A medida considera a superlotação carcerária do Conjunto Penal de Valença, a impossibilidade de custódia de internas do sexo feminino e que as diversas comarcas abarcadas pelo provimento e outras da região se encontram com delegacias interditadas. Além disso, o provimento considera que os presos provisórios devem ser custodiados o mais próximo possível de sua comarca de origem para evitar que as requisições de presos sejam frustradas, e a necessidade de geração de vagas para atender a demanda da região do Conjunto Penal de Valença. A nova redação estabelece que o Conjunto Penal de Valença “destina-se ao recolhimento de presos do sexo masculino, condenados ao cumprimento de pena em regimes semi-aberto e de presos provisórios” das comarcas de Amargosa, Aurelino Leal, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Itamari, Ituberá, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Maraú, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Santo Antônio de Jesus, Taperoá, Ubaíra, Ubaitaba, Valença e Wenceslau Guimarães. O provimento proíbe o ingresso de presos de comarcas diversas além das que estão previstas, salvo apenas por determinação da Corregedoria Geral de Justiça. Os presos em flagrante só serão levados para o Conjunto Penal após a conversão da prisão em preventiva. Os presos condenados ao cumprimento de pena em regime fechado cumprirão a pena em Salvador. Os presos que se encontram no presídio serão transferidos gradativamente, conforme a necessidade, com autorização prévia da Corregedoria. A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) já acionou o Estado da Bahia na Justiça para que não transferisse mais nenhum preso provisório de outras comarcas para Valença. O Conjunto Penal de Valença tem 268 vagas, mas já chegou a custodiar 528 presos. A Defensoria, na ação, apontou que a unidade apresentava déficits de leitos, reclusão de custodiados de graus de periculosidade diferentes em um mesmo ambiente, insalubridade e falta de cuidados profissionais com detentos doentes. 

Citação ao nome de Dilma no bolo da Lava Jato desagradou a presidente

por Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura | Estadão Conteúdo
A menção do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao nome da presidente Dilma Rousseff na Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, foi recebida com desagrado pelo Palácio do Planalto. Interlocutores de Dilma afirmaram que não viam motivo para que seu nome pudesse ter sido citado neste episódio. Acreditam, no entanto que, ao fazer isso "Janot joga para a plateia" e acaba por "fazer uma média" com os críticos do governo. Estes auxiliares dizem que a presidente Dilma repudia o fato de tentarem envolver seu nome, de alguma forma, na Operação Lava Jato. Oficialmente, a presidente Dilma e o Palácio do Planalto não quiseram fazer nenhum comentário sobre a lista de Janot. No domingo (8) a presidente Dilma Rousseff pretende se reunir com alguns ministros, no Palácio da Alvorada, para avaliar a repercussão da divulgação da lista, dos estragos que vai trazer para o Congresso e como poderá trilhar caminhos para recompor a sua base. Nesta reunião mais uma vez o vice-presidente Michel Temer não estará presente. Mas Temer e Dilma se reunirão no Planalto na manhã de segunda-feira. No final do tarde, às 17h30, Dilma receberá os líderes dos partidos da base aliada no Senado. Em relação aos nomes que surgiram na lista, "não tinha nada de excepcional", comentou outro assessor palaciano. Todos os nomes divulgados, de alguma forma, já haviam sido divulgados pela imprensa. Mas ninguém arrisca comentar se o fato de o nome do ex-presidente da Câmara deputado Henrique Eduardo Alves não constar da relação poderia abrir caminho para que ele assuma um ministério. "É muito cedo para se pensar nisso", observou um assessor palaciano. Na quinta, quando as circularam as primeiras notícias de que o procurador iria fazer menção à presidente, auxiliares de Dilma repudiaram o fato e comentavam que "jamais alguém pensou que isso pudesse acontecer". Esta mesma fonte classificou como "absurdo" alguém achar que, por conta apenas das revelações da revista "Veja" sobre depoimento do doleiro Alberto Youssef que envolvia Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sugerindo que ambos sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, eles pudessem ser, de alguma forma, envolvidos neste processo. Após ressaltar que a Constituição não permite a investigação do chefe do Executivo por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, e como as denúncias remontam a antes de 2011, quando Dilma assumiu, o interlocutor avaliou: "Isso não aconteceu e não poderia mesmo ter acontecido. Não havia a menor base para isso."

sexta-feira, 6 de março de 2015

Valença: Processo Seletivo para a Contratação de Estagiários no IFBA

A Diretora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia da Bahia (IFBA) – câmpus Valença, no uso de suas atribuições, torna públicas a abertura de inscrições e as normas para realização do PROCESSO SELETIVO para contratação de ESTAGIÁRIOS, nos termos da Lei Nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre estágio de estudantes, bem como na Orientação Normativa nº 7 de 30 de outubro de 2008/SRH/MPOG, que estabelece orientação sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e ainda, a Portaria de nº 1893, de 20 de novembro de 2014, que estabelece as Diretrizes de Processo Seletivo de Estágio do IFBA.
Período de inscrição: 02/03/2015 a 11/03/2015.
Horário: 8h às 19h30min.
Local: IFBA – câmpus Valença, Rua Governador Amandio, s/n Tento, Valença, Setor de Protocolo.
Para maiores informações, estão disponíveis: Edital de Seleção e anexos necessários. Clique aqui

Prefeito Fernando Brito Inaugura Nova Escola Quilombola de Torrinhas

Na última sexta-feira (27), em uma cerimônia marcada pela alegria, mais uma unidade escolar foi inaugurada pelo prefeito Fernando Brito. Trata-se da nova escola quilombola de Torrinhas, esta foi a quarta unidade escolar entregue por Brito em sua gestão. Atualmente, mais duas unidades escolares encontram-se em construção no município.
A moderna e ampla escola, dotada de biblioteca e laboratório de informática, beneficiará também os estudantes das localidades de Tapuias, Canavieiras e Senzala. A obra foi uma parceria da Prefeitura de Cairu com o Governo Federal, via FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Para o gestor municipal, a construção de novas escolas é de fundamental importância para os cairuenses. “Estas escolas representam não apenas a ampliação da rede de ensino e maior conforto, elas significam uma Educação melhor para o povo cairuense e um povo com Educação é um povo com mais emprego, é um povo com a possibilidade de um futuro melhor", lembrou o prefeito.
De acordo com a secretária de Educação, Isabela Brito, além da construção de novas escolas, algumas ações implantadas pela gestão municipal na área educacional merecem destaque, a exemplo da adoção do material didático da Positivo em todas as escolas municipais e aquisição de brinquedotecas para as creches.
Durante a cerimônia, o prefeito Fernando Brito também assumiu importantes compromissos com as comunidades de Tapuias e Canavieiras, como a construção de mais unidades habitacionais nos moldes das entregues pela administração municipal no final de 2014 e ainda a construção do cais de contenção das duas localidades.
Ascom/Cairu

Má conservação da BA-001 causa prejuízo à população local

Moradores da região da Costa do Dendê denunciam o estado de abandono da BA-001, entre os municípios de Nilo Peçanha e Ituberá.
Com falta de manutenção e reparo, a situação da rodovia está cada vez pior e já causa sérios transtornos econômicos e sociais para a população local. As fortes chuvas do ano passado provocaram a queda de uma ponte e a destruição do asfalto ao longo da rodovia.
 Atualmente as obras de recuperação estão paralisadas, gerando incalculáveis prejuízos de toda ordem.
O ex-deputado Heraldo Rocha disse que já encaminhou em março do ano passado uma representação ao Ministério Público da Bahia, mas até o momento, as providências não foram adotadas pelo executivo baiano. 
Fonte: Boçãonews

terça-feira, 3 de março de 2015

Uma multidão debaixo de chuva vai às ruas dar o ultimo adeus à doutora Jamile Haje


Foi sepultado debaixo de um forte aguaceiro na manhã desta terça-feira (03) , o corpo da Delegada da Polícia Civil de Taperoá Drª Jamile Hage, de 38 anos, que faleceu na manhã de segunda (02),na Santa Casa de Misericórdia de Valença  após ser vitimada por um infarto. Autoridades do judiciário regional , local e da capital do estado 
amigos, colegas de trabalho, familiares e a equipe de reportagem da radio rio una fm , a quem sempre tratou com o maior carinho e respeito prestaram o último adeus em cortejo fúnebre que saiu da camará de vereadores de valença até o Cemitério do Município de Valença.
 Antes de ser delegada em Taperoá, Jamile Hage trabalhou na Delegacia de Polícia de Nilo Peçanha, Ituberá, Valença; além de ter sido diretora do Conjunto Penal de Valença entre os anos de 2009 a 2011.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Professor perde 20% da aula com bagunça dos alunos no Brasil


Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos-problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo. A pesquisa Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning Internacional Survey, Talis, na sigla em inglês) ouviu professores de 33 países. O estudo aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para por a classe em ordem e acabar com a bagunça, 13% do tempo resolvendo problemas burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país que onde o professor mais perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13% do tempo para acabar com a bagunça. O estudo perguntou aos professores se eles têm mais ou menos de 10% de alunos problemáticos na classe. O Brasil teve 60% dos docentes apontando terem mais de 10% de estudantes problemáticos. Chile, México e Estados Unidos aparecem depois. Na outra ponta, Dinamarca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de professores sobre alunos com mau comportamento. Os dados foram levantados em 2013 com alunos do ensino fundamental e ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão de comportamento dos alunos foi divulgado este ano. No Brasil, 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas completaram o questionário da pequisa. A pesquisa Talis coleta dados sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de todo o mundo. O objetivo é fornecer informações que possam ser comparadas com outros países para que se defina políticas para o desenvolvimento da educação.

Estudante da UFRB faz greve de fome por conta de perseguição racial

Um estudante da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), no município de Cruz das Almas, está em greve de fome contra problemas raciais que diz sofrer, segundo o blog Voz da Bahia. Helder Santos Souza usou suas redes sociais para se manifestar sobre o assunto. Segundo ele, o ato consiste em discutir a segurança da regularidade dos benefícios fundamentais do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que garante assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico e passa por uma série de requisitos para a aprovação e permanência do aluno. Helder diz ser vítima de preconceito racial por parte da pró-reitora de políticas estudantis da universidade. "Denuncio essa prática racista e exijo um tratamento humanizado", escreveu.
Fonte: Nas malhas da lei

Onde vivem os brasileiros que mais sofrem com depressão

No Brasil, 7,6% dos adultos já foram diagnosticados com depressão, o que equivale a 11 milhões de pessoas. Dentre esses brasileiros, mais da metade (52%) usa medicamentos. Os dados são do IBGE. Os estados que mais concentram adultos deprimidos ficam no Sul do país. O Rio Grande do Sul é o primeiro da lista. Lá, 13,2% das pessoas com 18 anos ou mais já foram diagnosticadas por um profissional de saúde. Em seguida vêm Santa Catarina, com 12,9%, e Paraná, com 11,7%. Na outra ponta do ranking estão os estados do Norte. No Pará, último da lista, apenas 1,6% dos adultos receberam diagnóstico da doença. O Amazonas vem em seguida, com 2,7%. A depressão causa sérios problemas para parte desses brasileiros. Segundo o IBGE, 11,8% dos que sofrem com a doença no país têm limitações graves em suas atividades por conta disso. E, apesar de 52% tomarem medicamentos, apenas 16,4% fazem psicoterapia. Na tabela abaixo é possível ver os dados para todo o país. Estão disponíveis os números sobre pessoas com diagnóstico de depressão e, dentre elas, as que têm limitações por conta disso, as que receberam assistência médica no ano anterior à pesquisa, as que fazem psicoterapia e as que usam medicamentos. Veja nas fotos os números para cada estado brasileiro. As informações são da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, feita pelo IBGE, e se referem a pessoas com 18 anos ou mais.

Delegada de policia civil de Taperoá morre vítima de infarto

Faleceu na manhã desta segunda (02), por volta das 07h na Santa Casa de Misericórdia de Valença, a delegada da Policia Civil do município de Taperoá-Ba, Drª Jamile Hage.
Drª Jamile era lotada na sede da 5ª COORPIN, morreu nesta manhã acometida de um infarto, chegando a ser socorrida para o hospital,  mas não resistiu indo a óbito.
Jamile deixa o esposo tenente Elton Brandão e uma filha de 7 anos. Hage antes de ser delegada em Taperoá, trabalhou na Delegacia de Polícia de Nilo Peçanha, Ituberá, Valença; além de diretora do Conjuto Penal de Valença entre os anos de 2009 a 2011.

 O corpo está sendo velado no salão da Câmara Municipal de Valença. O sepultamento 

será ás 8hs de terça, 03/03.